International Karting
InstagramFacebookTwitterYoutubePocketMags
Vroom Logo

Rotax anuncia calendário de 2015; Sul-Americano será em Florianópolis

Rotax anuncia calendário de 2015; Sul-Americano será em Florianópolis
News & Previews

Novidades foram anunciadas nesta segunda-feira (2) mostrando a expansão das categorias Rotax no Brasil. Além do Sul-Americano, a marca austríaca anunciou sua entrada no Campeonato Sul-Brasileiro de Kart e a criação da Copa Rotax.

 
 
São Paulo (SP) - Sucesso no mundo todo e em ascensão no Brasil desde sua estreia, em 2011, a Rotax, pertencente a gigante montadora austríaca BRP, terá em 2015 seu ano de consolidação no Brasil. Em pouco mais de três temporadas, a Rotax cresceu - e muito - no principal campeonato regional do Brasil, a Copa São Paulo Granja Viana. Logo, sua filosofia de proporcionar igualdade de competição, desenvolvimento técnico, premiações por desempenho e, principalmente, um custo benefício interessante, conquistou a confiança dos pilotos.

Como resultado, o Brasil foi o escolhido para sediar, pela primeira vez, o International Rotax Max Challenge South American, o Campeonato Sul-Americano da categoria, que será disputado no Kartódromo Internacional de Santa Catarina, em Florianópolis (SC), entre os dias 1 e 5 de Julho. Além dessa novidade, a Rotax anunciou também sua entrada no tradicional Campeonato Sul-Brasileiro de Kart e a criação da Copa Rotax. Ao todo, estarão em jogo 13 vagas para o RMC Grand Finals, as Olimpíadas do Kart, onde se reúnem apenas os campeões nacionais e continentais da Rotax, para disputar o título mundial, sem existir a possibilidade de pagar para competir.
 
Com o intuito de promover o esporte e expandir sua atuação no Brasil, a Rotax terá, em 2015, diversas competições pertencentes ao Rotax Max Challenge Brasil, sendo que cada uma delas terá um atrativo interessante. RMC Brasil São Paulo, RMC Brasil Bahia, RMC Brasil Sul-Brasileiro, RMC Brasil Santa Catarina, Festival Brasileiro Rotax, Copa Rotax e IRMC South American farão parte do calendário Rotax em 2015.
 
IRMC South American: Disputado anualmente em algum País da América do Sul, a principal competição sul-americana da Rotax será realizada entre os dias 1 e 5 de Julho, no Kartódromo Internacional de Santa Catarina, localizado na Praia de Canasvieiras, em Florianópolis (SC). A competição marca o retorno do kartódromo catarinense como sede de competições, que foi construído para sediar o Desafio das Estrelas e estava, até então, fechado. Em uma parceria entre o InstitutoD, a Rotax do Brasil e a Federação Catarinense de Automobilismo, o Kartódromo do Sapiens Parque, como ficou conhecido nacionalmente, passará por reformas para receber o evento, com sua conclusão prevista para o mês de maio, quando será realizado um Open da competição.

Ainda nesta semana, a Rotax irá divulgar mais detalhes sobre o evento, através de um site oficial, onde estarão expostos os hotéis oficiais, com preços exclusivos para participantes do evento, além de outras surpresas. O IRMC South American distribuirá 5 vagas para o Rotax Max Challenge Grand Finals, as Olimpíadas do Kart, sendo 1 na Jr Max, 1 na Max, 1 na Max Masters, 1 na DD2 e 1 na DD2 Masters, já os pilotos campeões da Micro e Mini Max ganharão a inscrição para o IRMC South American 2016. Em 2014, os pilotos brasileiros tiveram alguns de seus melhores resultados no evento mundial da Rotax. Dos sete competidores que representaram o país nas Olimpíadas do Kart em Valência, na Espanha, quatro chegaram às finais. Murilo Coletta (Rotax Junior Max) e Luca Travaglini (Rotax Max) conquistaram os melhores resultados, garantindo dois Top-10 para o Brasil nas competições individuais - e somando pontos importantes para o 10º lugar do país na Nations Cup.
 
RMC Sul-Brasileiro: Um dos mais tradicionais campeonatos do Brasil, o Sul-Brasileiro de Kart, que é disputado em três etapas, passando pelos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul terá três categorias Rotax em sua programação. Rotax Mini Max (Para pilotos que completam 9 anos em 2015, até os que não completam 13 em 2015), Rotax Junior Max (Para pilotos que completam 12 anos em 2015, até os pilotos que não completam 16 em 2015) e Rotax Max (Para pilotos que completam 15 anos em 2015, sem idade limite) estarão na pista das três etapas, que serão realizadas em Penha (SC), entre os dias 26 e 28 de Fevereiro, no Paraná em cidade a ser definida, entre os dias 16 a 18 de Abril, e no Velopark (RS), entre os dias 18 a 20 de Junho.

Outra novidade é a utilização dos pneus MG Tyres, de tarja vermelha, como pneus oficiais, assim como será no RMC Brasil São Paulo, Santa Catarina, Bahia, Festival Brasileiro e Copa Rotax. Como premiação, os campeões de cada categoria poderão ganhar até 100% do valor da inscrição do IRMC South American 2015.
 
Festival Brasileiro Rotax: Tradicionalmente disputado no Kartódromo Granja Viana, o Festival Brasileiro Rotax, será realizado no lendário Kartódromo de Interlagos em 2015, entre os dias 17 e 19 de Setembro, junto com a programação da sétima etapa da Copa São Paulo GV. A principal competição nacional da Rotax distribuirá 5 vagas para o Rotax Max Challenge Grand Finals, sendo 1 para Junior Max, 1 para Max, 1 para Max Masters, 1 para DD2 e 1 para DD2 Masters, para as categorias Micro e Mini Max, os campeões levam o cheque de US$ 2.500,00 para ser utilizado no Florida Winter Tour do ano seguinte. Para poder concorrer aos prêmios, os pilotos devem disputar, pelo menos, uma etapa do calendário do RMC Brasil, ou seja, RMC Brasil São Paulo, RMC Brasil Bahia, RMC Brasil Sul-Brasileiro ou RMC Brasil Santa Catarina.
 
Copa Rotax: Outra novidade para 2015 é a criação da Copa Rotax. Disputada em três etapas, todas elas em conjunto com a Copa São Paulo Granja Viana, a Copa Rotax distribuirá 3 vagas para o RMC Grand Finals, sendo 1 vaga na Junior Max, 1 na Max e uma na DD2 Masters . A grande diferença da competição é que nas três etapas, os pilotos disputarão três corridas ao invés de duas e os campeões serão definidos no fechamento destas nove corridas.
 
RMC Brasil São Paulo: A primeira competição da Rotax no Brasil, o RMC Brasil São Paulo faz parte da programação da Copa São Paulo Granja Viana, disputada em 10 etapas anuais, no Kartódromo Granja Viana e no Kartódromo de Interlagos. O calendário é o seguinte: 7/2, 21/3, 25/4, 16/5, 13/6, 15/8, 19/9, 17/10, 31/10 e 14/11.
 
RMC Brasil Bahia: Disputada desde a última temporada, o RMC Brasil Bahia terá novidades em 2015, com o aumento do grid e a possibilidade dos pilotos locais concorrerem a uma vaga no RMC Grand Finals, disputada durante o Festival Brasileiro Rotax, em Interlagos. O calendário completo será divulgado em breve.
 
RMC Brasil Santa Catarina: Com calendário a ser definido, o RMC Brasil Santa Catarina fará sua estreia em 2015. Inicialmente programado para integrar o Campeonato Catarinense, o RMC Brasil Santa Catarina poderá ganhar novas etapas ao longo do ano.
 
Portanto, para a Rotax, o ano de 2015 marca a evolução e a consolidação da montadora no Brasil. Wilton Santos Junior, responsável pela Rotax no Brasil avalia essa evolução. "É uma nova fase para a Rotax no Brasil. Estamos fazendo tudo da melhor maneira possível e, certamente, isso faz com que os próprios pilotos nos procurem para ter as competições em suas regiões. Essa expansão para o Sul do Brasil faz parte do nosso planejamento e foi trabalhada durante o ano passado. Levar o Sul-Americano para Florianópolis faz parte dessa estratégia, além de ser uma cidade muito preparada para o turismo e com belezas naturais únicas. Fazer parte da reestruturação do Kartódromo Internacional de Santa Catarina é gratificante, pois assim o Brasil ganha uma nova pista de padrão internacional e nós da Rotax reafirmamos nosso objetivo que é fomentar o kartismo nacional. Outro ponto importante é a entrada da Rotax no Sul-Brasileiro, que é uma competição muito tradicional no Brasil e também a criação da Copa Rotax, que, de certa forma, premia aqueles que estão conosco desde o princípio, na Copa São Paulo Granja Viana", disse o dirigente.
 
As informações completas sobre o IRMC South American serão divulgados nos próximos dias, bem como os hotéis oficiais, com descontos promocionais. As inscrições também serão iniciadas em breve. 
 
 
Da Redação, Vroom Kart Brasil - Foto: Mario Ferreira.

OKKART srl © COPYRIGHT 2018 | VAT IT02629390598 | Privacy Policy - Cookies Policy