International Karting
InstagramFacebookTwitterYoutubePocketMags
Vroom Logo

Está tudo pronto para decisão da Seletiva Petrobras

Está tudo pronto para decisão da Seletiva Petrobras
Events

Diretor técnico faz "check- up" dos karts para a grande final da competição.


Após selecionar 12 kartistas, de 14 a 18 anos, em seis etapas classificatórias realizadas em seis cidades diferentes do Brasil ao longo do ano, a Seletiva de Kart Petrobras chega ao seu capítulo final. Nesta terça e quarta-feira, dias 29 e 30, o kartódromo da Granja Viana, em Cotia (SP) receberá a decisão da edição de 15 anos do torneio. Mas antes, nesta segunda-feira (28), Paulo Carcasci, heptacampeão brasileiro de kart e diretor-técnico da Seletiva, foi à pista para preparar os karts. A ideia é deixar os equipamentos iguais, para que nada interfira na performance dos pilotos.

"É um dia dedicado a checagem de todos os karts, um trabalho que demora entre quatro e cinco horas. Apesar dos chassis serem todos novos, fornecidos pela Birel, conferimos tudo para que os karts estejam o mais parecidos possível, de preferência iguais. Também testamos todos os motores, que já foram revisados. Durante a disputa, eu também fico de prontidão para ter certeza de que não houve nenhuma perda de performance dos karts. Eu não conheço nenhum outro campeonato no mundo, nem no kart, nem no automobilismo, que tenha uma igualdade tão grande, que quase não tenha influência do equipamento no resultado. O equipamento só influencia em função do ajuste de cada piloto, mas sem dúvida é o que menos interfere na competição", explicou.

Ao lado de Binho Carcasci, organizador da Seletiva, Paulo também trabalhou na definição do traçado, que será utilizado pelos pilotos. "Apesar de ser uma pista muito utilizada por todos os pilotos, conseguimos fazer um traçado inédito, que traz um desafio para os pilotos, que é o espírito da Seletiva de Kart Petrobras", destacou Binho.

A competição, além de dar oportunidade do jovem piloto mostrar seu talento e seguir carreira no automobilismo, premiará em dinheiro os três que subirem ao pódio. Serão 145 mil reais destinados aos vencedores. O primeiro, é claro, recebe a maior bolada (123 mil) - maior premiação do kart brasileiro -, e, de quebra, ganhará um teste em uma categoria de base do automobilismo norte-americano, a F2000, com a equipe HP Tech Motorsports.

Serão dois dias de muita velocidade, ultrapassagens e emoção. No primeiro, na terça-feira (29), das 10 até as 15 horas, os kartistas participarão de três tomadas de tempo para decidirem suas vagas no grid de largada. No dia seguinte, as baterias decisivas terão início às 10 horas.

Ao todo, são sete estados e o Distrito Federal representados, mesclando duas gerações muito fortes e vencedoras nas categorias Graduados e Júnior do kartismo atual. O mineiro Paulo Victor e brasiliense Pedro Cardoso, ambos com 14 anos, são os caçulas da turma. Os representantes da categoria Júnior, contudo, vêm forte para desbancar os mais experientes.

Entre os Graduados, os cariocas Olin Galli e Renato Silveira Jr., junto com o goiano Joaquim Junqueira, tentam, pela segunda vez, o título da Seletiva de Kart Petrobras. Os outros sete são estreantes, mas cheio de conquistas em outras competições.

Confira a programação da final da Seletiva de Kart Petrobras:

Terça-feira, dia 29
8h30 - Apresentação dos pilotos no kartódromo
9h00 - Pesagem dos pilotos
9h30 - Briefing e foto oficial
9h45 - Warm Up
10h15 - Início da 1ª Tomada de tempo
13h00 - Início da 2ª Tomada de tempo
15h00 - Início da 3ª Tomada de tempo

Quarta, dia 30
8h30 - Apresentação dos pilotos no kartódromo
8h45 - Briefing
9h00 - Warm Up
10h00 - Início das corridas
17h00 - Pódio


Os Finalistas de 2013:
Vitor Baptista (SP)
Bruno Bertoncello (RS)
Renato Silveira Jr. (RJ)
Matheus Leist (RS)
Vinícius Papareli (SP)
Paulo Victor (MG)
Pedro Cardoso (DF)
Nano Monteiro (PE)
Joaquim Junqueira (GO)
Marcos Vieira (TO)
Olin Galli (RJ)
Pietro Rimbano (SP)


Fonte: FGCom
Foto: Fabio Oliveira

OKKART srl © COPYRIGHT 2018 | VAT IT02629390598 | Privacy Policy - Cookies Policy