International Karting
InstagramFacebookTwitterYoutubePocketMags
Vroom Logo

Kim Junqueira e Marcos Vieira são finalistas da etapa de Imperatriz da Seletiva de Kart Petrobras

Kim Junqueira e Marcos Vieira são finalistas da etapa de Imperatriz da Seletiva de Kart Petrobras
Races

Kartistas de Goiás e do Tocantins garantem as duas vagas na disputa da 5ª etapa classificatória da Seletiva realizada neste fim de semana em Imperatriz, no Maranhão


Neste domingo (29) a Seletiva de Kart Petrobras conheceu mais dois, dos 12 finalistas, da temporada 2013. Sob forte calor em Imperatriz, no Maranhão, Joaquim Junqueira e Marcos Vieira garantiram as duas vagas da disputa referente a quinta e penúltima etapa classificatória. Em outubro, na Granja Viana, na cidade de Cotia (SP), será conhecido o campeão da temporada, que receberá o prêmio de 123 mil reais, a maior premiação do kartismo nacional. A sexta e última etapa da fase classificatória, que vai definir os dois últimos finalistas, será no dia 19 de outubro no município de Penha, no estado de Santa Catarina. 

Devido ao calor forte e as altas temperaturas em Imperatriz, a direção da prova, comissários e os pilotos definiram conjuntamente que as duas baterias seriam mais curtas e realizadas em 15 voltas, evitando dessa forma, o desgaste excessivo dos kartistas. Com a soma dos resultados das duas baterias, Joaquim Junqueira foi o vencedor da etapa, com 34 pontos e Marcos Vieira ficou com o segundo lugar, totalizando 26 pontos. Ambos garantiram as duas vagas para a final.

Desde o início das atividades em Imperatriz, o goiano Joaquim Junqueira, conhecido como Kim, vinha se destacando. Ele foi o mais rápido nos treinos livres do sábado (28) e cravou a pole position da primeira bateria, com o tempo de 52s069. Depois, nas duas baterias válidas para a definição das vagas, ele continuou com ritmo forte. Não deu chance aos concorrentes, faturando a vitória em ambas as disputas. O piloto de Goiânia comentou sobre a classificação. 

"Tive um fim de semana muito bom. Meu kart rendeu bem desde os treinos. Fiz a pole e consegui andar bem também durante as baterias. Fiquei muito feliz com as vitórias. Mas não foi tão fácil, porque o Marquinhos (Vieira) estava andando bem perto e tive que me segurar para garantir o primeiro lugar e a vaga para a final", comemorou o kartista de 17 anos. 

Com experiência de já ter disputado uma final (participou da disputa de 2012), Kim está confiante para a decisão, que acontece em outubro em Cotia (SP). "Ano passado também garanti a vaga aqui na etapa do Maranhão. Então já vou para a final um pouco mais experiente para a final. Conheço o circuito da Granja e espero poder andar bem e fazer uma boa disputa", considerou o kartista de Goiás que garantiu a vaga a bordo do kart #1. 

O outro finalista é Marcos Vieira, piloto de Palmas, no Tocantins. O kartista do equipamento #119 percorreu mais de 600 km para poder disputar a etapa em Imperatriz. Mesmo sem competir com regularidade durante o ano, Marquinhos conseguiu manter um bom ritmo para garantir a segunda vaga do Maranhão "Tive algumas dificuldades no fim de semana. Senti o calor forte, porque estava meio destreinado, sem contar que eu e meu pai decidimos vir para cá de última hora. Mas, fico feliz que tenha conseguido a vaga. Espero manter o título na família e garantir o título na decisão em São Paulo", disse Marcos, de 17 anos, que é irmão de João Vieira, campeão da Seletiva de 2012.

Binho Carcasci, promotor da Seletiva de Kart Petrobras, mais uma vez, ficou muito satisfeito com as disputas animadas do Maranhão. "Fiquei feliz com a realização de mais essa etapa. Conseguimos cumprir o principal objetivo que era atender os pilotos da região. E demos chances aos kartistas daqui e dos locais próximos, de disputar um campeonato como esse, que classifica para a final, com o prêmio importante", enfatizou Carcasci. 

A próxima etapa classificatória da Seletiva de Kart Petrobras será no dia 19 de outubro na cidade de Penha, em Santa Catarina. A disputa no sul do país define as duas últimas vagas para a final. 

FINAL: 29 e 30 de outubro - Kartódromo Internacional da Granja Viana - Cotia/ SP

Resultado da tomada de tempos (grid bateria 1 - seis primeiros)
1- #1 Joaquim Junqueira (GO), 52s069 
2- #19 Jr. Pinto (MA), 52s,083
3- #119 Marcos Vieira (TO), 52s086
4- #4 Leonardo Mendes (MA), 53s028
5- #57 José Rezende Neto (MA), 53s052
6- #99 Rafael Lopes (PA), 53s053 

Resultado 1ª bateira (grid bateria 2 - seis primeiros)
1- #1 Joaquim Junqueira (GO), 15 voltas
2- # 19 Jr. Pinto (MA)
3- # 119 Marcos Vieira (TO)
4- # 57 José Rezende Neto (MA)
5- # 99 Rafael Lopes (PA) 
6 - #98 João Vitor (MA)

Resultado 2ª bateira (seis primeiros)
1- #1 Joaquim Junqueira (GO), 15 voltas
2- #119 Marcos Vieira (TO)
3 - # 57 José Rezende Neto (MA)
4 - #98 João Vitor (MA)
5 - # 99 Rafael Lopes (PA) 
6 - #4 Leonardo Mendes (MA)

Pontuação final da etapa em Imperatriz (cinco primeiros): 
1- Joaquim Junqueira (GO), 34 pontos
2- Marcos Vieira (TO), 26
3- José Rezendo Neto (MA), 23
4- João Vitor (MA), 18
5- Rafael Lopes (PA), 18 

Veja quem já está selecionado para a final de 2013 da Seletiva de Kart Petrobras:
Vitor Baptista (SP)
Bruno Bertoncello (RS)
Renato Silveira Jr. (RJ)
Matheus Leist (RS)
Vinícius Papareli (SP)
Paulo Victor (MG)
Pedro Cardoso (DF)
Nano Monteiro (PE)
Joaquim Junqueira (GO)
Marcos Vieira (TO)

Fonte: FGCom
Foto: Fábio Oliveira/Radical Motors

OKKART srl © COPYRIGHT 2018 | VAT IT02629390598 | Privacy Policy - Cookies Policy